Oficina de Leitura e Releitura

Uma ação do IFBSS que resultou na leitura e releitura do livro “Tainá: a guardiã das flores” das autoras Ayana Sobral e Cristiane Sobral junto aos/às estudantes da EC Vila do Boa.

A oficina faz parte do Projeto “Rodas de leitura e Criatividade Literária” com obras de autoras negras, coordenado pela professora Letícia Ribeiro do IFB – Campus São Sebastião. Consiste em realizar rodas de leituras e releituras de textos de autoras negras, principalmente com jovens, mulheres e crianças.
O projeto surgiu a partir da constatação de que os textos de escritoras negras eram inspiradores e tinham um grande potencial transformador na vida de meninas, jovens e mulheres negras.
O objetivo principal é proporcionar às participantes refletir sobre a negritude a partir dos textos literários. Além disso, pretende-se despertar e incentivar o gosto pela leitura, principalmente daquelas escritas por mulheres negras, contribuindo, assim, para divulgar obras que, na maioria das vezes, não estão presentes nas salas de aulas, nem nas bibliotecas escolares.
A criatividade literária consiste em, após a leitura e conversa sobre as obras, proporcionar que os/as participantes expressem no tecido, por meio da pintura e colagens a sua releitura dos textos trabalhados.
Na Escola Classe Vila do Boa, em especial, a atividade consistiu na leitura do livro recém lançado, escrito por uma menina de apenas 7 anos, Ayana Sobral, em parceria com sua mãe, a escritora já consagrada Cristiane Sobral. Após a leitura e interação com a história, as crianças foram incentivadas a desenharem no tecido as ilustrações do livro.
A oficina foi realizada pela professora Letícia Ribeiro e pela estudante de Letras Alessandra Teixeira, com 50 estudantes da 1º ano do Ensino Fundamental I, que na sua maioria tinha 7 anos, fato que as fez se identificarem imediatamente com a autora, da mesma idade.
Ao final, a escola recebeu para a biblioteca 4 livros que haviam sido doados pelas autoras, de forma que as demais crianças da escola poderão ter acesso a esta história maravilhosa de Tainá: “A guardiã das flores”.
Autora: Professora Letícia Ribeiro (IFB São Sebastião)

Rádio Escolar

Durante a realização dos Jogos Interclasse as/os estudantes do 2º ano B, que fazem parte do Projeto, estão responsáveis por fazer a cobertura do evento.  As repórteres Maria Eduarda e Emilly apresentam Boletins diários com os resultados dos jogos e  realizam entrevistas com os/as jogadores/as, torcidas e demais envolvidos no evento.

O Projeto Rádio Escolar surge com o objetivo de promover o processo de ensino-aprendizagem a partir da comunicação radiofônica entre a escola, estudantes e comunidade em geral.

A construção de uma rádio escolar possibilita a democratização do acesso à informação, além de desenvolver a autonomia dos/as estudantes no processo de aprendizagem articulando o ambiente escolar e a comunidade em geral.

 

Primeiro dia de Jogos Interclasse

Hoje foi o primeiro dia de jogos do campeonato interclasse da Escola vila do Boa.
A abertura dos jogos foi às 9h40 com a execução do Hino Nacional.
No turno matutino os vencedores da primeira rodada foram:

Aliança (3A), Paris Saint-Germain (2A), Barcelona (5A).

Já os times Real Madrid (5A) e PSG (4A) empataram.

As torcidas estavam organizadas e incentivaram os times.
Tudo ocorreu num clima de muita alegria e diversão.

Setor de Chácaras da Vila do Boa, São Sebastião, Brasília/DF – Telefone: 3901-7714 – CEP: 71.697-300 – Código INEP: 53012496