Inscrições para os Cursos 1/2020 EAPE já estão acontecendo!

O CRTE São Sebastião ofertará duas turmas para o curso Gsuíte – Ferramentas Google para Educação. O curso acontece na modalidade Híbrida, ou seja, encontros presenciais com atividades e interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no caso o Google Sala de Aula.

O objetivo do curso é apresentar e implementar o uso das ferramentas “G Suite Para Educação” voltadas ao aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem dentro de uma abordagem pedagógica direcionada.

Carga Horária
120
Horas Diretas
39
Horas Indiretas
36
Encontros Presenciais
13
Horas Online
45

Não é necessário pré-requisitos.

Ao se inscrever na plataforma da EAPE (http://www.eape.se.df.gov.br/inscricoes-1-2020) escolha a turma e o turno de sua preferência !

T20 Terça-feira Matutino CRE – São Sebastião Início 17/03/2020 Término 02/07/2020 25 vagas
T21 Terça-feira Vespertino CRE – São Sebastião Início 17/03/2020 Término 02/07/2020 25 vagas

Como se inscrever

A inscrição em qualquer curso da EAPE se dará, única e exclusivamente, por meio da plataforma de inscrições SIGEAPE.

link de acesso e os tutoriais estarão disponíveis no Portal EAPE (http://www.eape.se.df.gov.br) a partir do dia 17 de fevereiro de 2020.

O servidor deverá acessar a plataforma com seu CPF (sem pontos ou hífen) e senha (padrão inicial: 123456).

Após o primeiro acesso, será solicitado ao cursista que altere sua senha e preencha um e-mail para recebimento de informações e documentações relativas ao processo de inscrição e seleção.

Revisando WordPress do início – domínio e hospedagem

Como Criar um Site: O Passo a Passo Completo – Domínio e Hospedagem

Olá pessoal, a vídeo aula abaixo faz uma boa revisão e ao final na descrição do vídeo mostra alguns links úteis.

Veja como criar um site passo a passo, mesmo que você não tenha conhecimento algum, qualquer pessoa pode aprender como criar um site, você pode fazer o seu site ou criar para outras pessoas.

Observe que o tutorial mostra como criar em domínio privado pago e/ou gratuito. O objetivo aqui é revisar o processo de registro de domínio e hospedagem para quem interessar, uma vez que no curso Presença Digital – seu site em WP,  desse semestre não enfatizamos esta parte.

 

WordPress – Novo Editor

Olá pessoal, aos poucos vamos percebendo a importância das mudanças implementadas no WordPress a partir da versão 5.0. E se não adotamos estas mudanças, pode ser que tenha chegado a hora de adotarmos. Assim fica aí alguns vídeos tutoriais do Ezec Tutors  e Leandro Biff para lhes ajudar na mudança. Eu estou mudando e estou gostando.

Lembre que você deverá desativar o plugin editor clássico para experimentar o editor Gutemberg. Veja no final da postagem como fazer isso.

Complemente seus conhecimentos nessa próxima aula como criar post no Gutemberg, o novo editor do WordPress disponível a partir do WordPress 5.0.

MINI CURSO
10 vídeo aulas

E finalmente o curso citado no vídeo anterior para complementar alguns detalhes do editor Gutemberg. Embora o mini curso, tenha sido desenvolvido na versão 4.9 não haverá prejuízo para a versão atual, considere apenas que seu site já está com uma versão posterior, atualmente a versão 5.2.3 por isso precisará desativar o editor clássico para usar o gutemberg. Aproveite nesse video para conhecer um pouco das expectativas em torno das mudanças do editor implementadas pela Comunidade WordPress.


Clique nos links das aulas abaixo, correspondentes à sequência de aulas sobre o Gutemberg, com Leandro Biff:

Aula 2 Aula 3 Aula 4 Aula 5 Aula 6 Aula 7 Aula 8 Aula 9

Lembre que você deverá desativar o plugin editor clássico  ou habilitar o gutemberg. Para isso você entre no painel do wordpress, vá em configurações e em >> TinyMCE Advanced >>

ou simplesmente, desative o plugin Editor Clássico conforme abaixo: Entre no Painel, vá ao menu Plugin, identifique o plugin Editor Clássico e clique em desativar.  A partir daí, ao abrir um post ou página perceberá que estará funcionando o editor Gutemberg.

Caso não pretenda continuar com o editor Gutemberg, reative o plugin Editor Clássico. Lembrando que o Editor Clássico foi instalado para facilitar a migração gradativa para o novo editor. Ou seja, a partir da versão 5.0 o WordPress atualiza automaticamente para o editor Gutemberg e para retornar para o editor anterior foi necessário instalar o plugin Editor Clássico.

 

 

Como usar o plugin WordPress Audio Player

Teste⇓

O plug-in do WordPress Audio Player é um plug-in compacto do WordPress híbrido HTML5 + flash que pode ser usado para reproduzir um arquivo de áudio (.mp3 ou .ogg). O reprodutor de áudio é compatível com todos os principais navegadores e dispositivos (Android, iPhone).

Vídeo direto do Youtube

Site com orientações para aprofundamento do uso do plugin.

Sugiro que acesse o segundo link. Copie o código desejado e cole na página ou postagem que desejar.

Veja que é fácil! Você precisa somente inserir a URL do arquivo mp3 ou ogg no lugar do endereço de exemplo que está no código.

Use o tradutor de página, google tradutor, p.ex. para o site de orientações, se necessário.

EXIBIR WIDGETS EM PÁGINAS ESPECIFICAS

A cada dia que utilizamos o WordPress, sentimos que a plataforma foi desenvolvida para agilizar a vida de qualquer um. O sistema de widgets que a plataforma oferece é um dos seus maiores trunfos. Com este sistema, você pode simplesmente montar uma lateral, topo ou rodapé incluindo um widget com movimentos simples do mouse: arrastar e soltar. Continue lendo EXIBIR WIDGETS EM PÁGINAS ESPECIFICAS

De NTE à CRTE – um pouco de história

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIS…

Os antigos NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) do Distrito Federal que atendiam as Regionais de Ensino funcionavam em 5 pólos, e quem quisesse fazer as formações teriam que se deslocar para  estes polos. O NTE Sobradinho , além de atender a Sobradinho e adjacências, também atendia Planaltina, Paranoá e  São Sebastião. Em 2010, a SEDF estabeleceu a criação de um NTE para cada uma das 14 Regionais. Só em 2017 a nomenclatura foi alterada para CRTE (Centro de Referência em Tecnologia Educacional). Continue lendo De NTE à CRTE – um pouco de história

CENTRO DE REFERENCIA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS