Revisando WordPress do início – domínio e hospedagem

Como Criar um Site: O Passo a Passo Completo – Domínio e Hospedagem

Olá pessoal, a vídeo aula abaixo faz uma boa revisão e ao final na descrição do vídeo mostra alguns links úteis.

Veja como criar um site passo a passo, mesmo que você não tenha conhecimento algum, qualquer pessoa pode aprender como criar um site, você pode fazer o seu site ou criar para outras pessoas.

Observe que o tutorial mostra como criar em domínio privado pago e/ou gratuito. O objetivo aqui é revisar o processo de registro de domínio e hospedagem para quem interessar, uma vez que no curso Presença Digital – seu site em WP,  desse semestre não enfatizamos esta parte.

 

WordPress – Novo Editor

Olá pessoal, aos poucos vamos percebendo a importância das mudanças implementadas no WordPress a partir da versão 5.0. E se não adotamos estas mudanças, pode ser que tenha chegado a hora de adotarmos. Assim fica aí alguns vídeos tutoriais do Ezec Tutors  e Leandro Biff para lhes ajudar na mudança. Eu estou mudando e estou gostando.

Lembre que você deverá desativar o plugin editor clássico para experimentar o editor Gutemberg. Veja no final da postagem como fazer isso.

Complemente seus conhecimentos nessa próxima aula como criar post no Gutemberg, o novo editor do WordPress disponível a partir do WordPress 5.0.

MINI CURSO
10 vídeo aulas

E finalmente o curso citado no vídeo anterior para complementar alguns detalhes do editor Gutemberg. Embora o mini curso, tenha sido desenvolvido na versão 4.9 não haverá prejuízo para a versão atual, considere apenas que seu site já está com uma versão posterior, atualmente a versão 5.2.3 por isso precisará desativar o editor clássico para usar o gutemberg. Aproveite nesse video para conhecer um pouco das expectativas em torno das mudanças do editor implementadas pela Comunidade WordPress.


Clique nos links das aulas abaixo, correspondentes à sequência de aulas sobre o Gutemberg, com Leandro Biff:

Aula 2 Aula 3 Aula 4 Aula 5 Aula 6 Aula 7 Aula 8 Aula 9

Lembre que você deverá desativar o plugin editor clássico  ou habilitar o gutemberg. Para isso você entre no painel do wordpress, vá em configurações e em >> TinyMCE Advanced >>

ou simplesmente, desative o plugin Editor Clássico conforme abaixo: Entre no Painel, vá ao menu Plugin, identifique o plugin Editor Clássico e clique em desativar.  A partir daí, ao abrir um post ou página perceberá que estará funcionando o editor Gutemberg.

Caso não pretenda continuar com o editor Gutemberg, reative o plugin Editor Clássico. Lembrando que o Editor Clássico foi instalado para facilitar a migração gradativa para o novo editor. Ou seja, a partir da versão 5.0 o WordPress atualiza automaticamente para o editor Gutemberg e para retornar para o editor anterior foi necessário instalar o plugin Editor Clássico.

 

 

Como usar o plugin WordPress Audio Player

Teste⇓

O plug-in do WordPress Audio Player é um plug-in compacto do WordPress híbrido HTML5 + flash que pode ser usado para reproduzir um arquivo de áudio (.mp3 ou .ogg). O reprodutor de áudio é compatível com todos os principais navegadores e dispositivos (Android, iPhone).

Vídeo direto do Youtube

Site com orientações para aprofundamento do uso do plugin.

Sugiro que acesse o segundo link. Copie o código desejado e cole na página ou postagem que desejar.

Veja que é fácil! Você precisa somente inserir a URL do arquivo mp3 ou ogg no lugar do endereço de exemplo que está no código.

Use o tradutor de página, google tradutor, p.ex. para o site de orientações, se necessário.

EXIBIR WIDGETS EM PÁGINAS ESPECIFICAS

A cada dia que utilizamos o WordPress, sentimos que a plataforma foi desenvolvida para agilizar a vida de qualquer um. O sistema de widgets que a plataforma oferece é um dos seus maiores trunfos. Com este sistema, você pode simplesmente montar uma lateral, topo ou rodapé incluindo um widget com movimentos simples do mouse: arrastar e soltar. Continue lendo EXIBIR WIDGETS EM PÁGINAS ESPECIFICAS

De NTE à CRTE – um pouco de história

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIS…

Os antigos NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) do Distrito Federal que atendiam as Regionais de Ensino funcionavam em 5 pólos, e quem quisesse fazer as formações teriam que se deslocar para  estes polos. O NTE Sobradinho , além de atender a Sobradinho e adjacências, também atendia Planaltina, Paranoá e  São Sebastião. Em 2010, a SEDF estabeleceu a criação de um NTE para cada uma das 14 Regionais. Só em 2017 a nomenclatura foi alterada para CRTE (Centro de Referência em Tecnologia Educacional). Continue lendo De NTE à CRTE – um pouco de história

CENTRO DE REFERENCIA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS